cintilografia renal - Uma visão geral



É 1 Espécie de exame do diagnóstico por imagem qual avalia a função por todas as estruturas ósseas do esqueleto. Quais as indicações da cintilografia óssea?

Distensãeste do sistema calicinal como etiologia de dor lombar: DTPA e furosemida. –Os achados cintilográficos deste e dos três itens anteriores são baseados nas imagens, nas curvas (renograma) e nos padrões de resposta diurética (T¹/²).

Dilataçãeste do sistema coletor desprovido obstrução:– O aspecto da curva renográTeimavive após este estímulo diurético pode diferenciar a estase funcional de obstruçãeste.

A curva renal permanece ascendente até a injeçãeste de furosemida, quando ocorre uma queda abrupta da radioatividade renal, através eliminaçãeste do traçador retido. 

A cintilografia renal estática com DMSA permite avaliação da função renal absoluta de cada rim. Está indicada nas patologias infecciosas agudas Destes rins, na detecçãeste de cicatrizes, nas ectopias renais, nos traumas, nos tumores, bem como na avaliação funcional de rins usando patologia obstrutiva por estenoses e urolitíase.

As imagens sãeste geradas entre 3 e 7 horas após a injeção do radiofármaco e mostram a propriedade do concentração, absorçãeste e eliminação Destes túbulos dos rins.

Diagnóstico por refluxo vesicoureteral em pacientes usando história familiar, em mulheres usando infecção do trato urinário, avaliaçãeste após terapia medicamentoso ou cirúrgico, avaliação seriada da disfunçãeste vesical para refluxo (bexiga neurogênica): DTPA.

6. Após té especialmentermino DE imagens iniciais, Têm a possibilidade de ser necessário locomover-se ao toalete home para urinar e adquirir uma imagem pós-miccional, utilizando duração méPOR DIA de 1 minuto.

Igualmente está indicada na avaliação de pacientes com Hipertensãeste Arterial Sistêmica na suspeita do hipertensão renovascular (cintilografia renal com e sem captopril).

Diferenciação entre estenose da arté especialmenteria renal e hipertensão renovascular: DTPA com teste de captopril e em condições basais, realizados em tempo separados. visite este link –O critério diagnóstico mais específico de modo a hipertensãeste renovascular são as alterações cintilográficas induzidas pelo captopril em comparaçãeste ao estudo basal.

A curva renal permanece ascendente até a injeção do furosemida, quando ocorre uma queda abrupta da radioatividade renal, pela eliminação do traçador retido. 

Obs: na acidose tubular renal e nas tubulopatias ocorre diminuiçãeste da concentraçãeste tubular do DMSA- e aumento por tua excreçãeste na urina, diminuindo significativamente os valores do função renal absoluta.

IMPORTANTE: caso seja realizada cintilografia renal dinâmica e conservacontinuademoraestacaestacionaestaficafixa jazepararpermanecequedatica no mesmo dia, em quaisquer quadros onde existe retençãeste urinária pelo sistema coletor renal, É possibilitado a ser necessário retorno pelo POR DIA seguinte de modo a imagem tardia Destes rins, durando em mfoiPOR DIA 10 MOMENTOS.

Pielonefrite aguda: DMSA. É possibilitado a aparecer saiba como defeito focal único ou múltiplo na captaçãeste cortical do traçador, com preservação do contorno renal, com redução do volume renal ou da espessura do parênquima.

A cintilografia renal compreende dois procedimentos distintos atualmente Ainda mais usados na prática mé especialmentedica: a cintilografia renal dinâmica e a cintilografia renal estacionaestaficafixa jazepararpermanecequedatica.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *